Reunião - CARREIRA DOS PRAÇAS

Amigos, o cenário político do nosso País é perturbador. Isso é fato. Desde as últimas convocações para o comparecimento dos Bombeiros e Policiais Militares ao Congresso, sob a perspectiva de defendermos nossos direitos, dentre eles a votação do PL 3123/2016 e do PLP 257/2016, temos visto que nada tem sido falado a respeito de uma de nossas maiores demandas atuais: a lei 12086/2009 e todas as mazelas que têm sido causadas por esta.

Nas últimas semanas uma porta se abriu, após muitas tentativas.

Há o reconhecimento de que esse é o momento propício ao debate amplo acerca desse tema, bem como o momento ideal para que venhamos a público externar quais sejam nossas posições, tendo em vista estas poderem nortear o curso das definições sobre a carreira para hoje e para o futuro.

Mudanças são urgentes.

Existem estudos realizados sobre a atual realidade e as perspectivas futuras da carreira das praças BM. Estes estudos, muitas vezes debatidos e explicados em grupos restritos, tais discussões, em sua maioria, não atingem um alcance maior da tropa pela dificuldade de comunicação e pelos limitadores culturais da nossa Corporação.

A Lei 12086/2009 é de extrema importância, pois legitima a carreira da praça. Certamente carece de reestruturação, porém o momento para tamanha modificação não é oportuno; porém, é favorável a discussões pontuais a respeito de artigos específicos da legislação, em especial, aqueles que estabelecem critérios para a ascensão das praças ao oficialato.

Uma nova reunião está sendo convocada para o dia 13 de Abril de 2016 com a finalidade única de esclarecer e discutir com a tropa a análise de cenários e possíveis impactos sobre a carreira, a partir da manutenção da lei 12086 da forma como está ou frente às mudanças que serão propostas. Espera-se também identificar o posicionamento da tropa a fim de legitimar um pleito que atenda à maioria.

Dentre os objetivos a serem alcançados, é de suma importância conhecer o posicionamento das praças bombeiro-militar, em relação às alterações a serem possivelmente realizadas na Lei 12086.

É sabido que uma mínima forma de organização em torno de um pleito de uma categoria deve ser estabelecida para que apresentemos o desejo de uma maioria; de forma legítima, clara e transparente; para as lideranças políticas, associações, e para todos. Realizaremos esta reunião, dentre outros, para conhecer a preferência da maioria frente às duas alternativas que se apresentam: uma antiguidade desde o soldado até o major intendente ou certame que afira o merecimento intelectual a partir de uma graduação. Essa é a oportunidade que se abre para discussão e autoconhecimento interno.

Sabe-se que nunca haverá unanimidade em torno do tema, mas o pleito justo só poderá ser atendido mediante comparecimento e posicionamento das praças a este chamado.

Não se trata de um apelo de uma associação ou representatividade política pré-estabelecida.

É tão somente uma tentativa de organização que legitime uma posição concreta sobre a nossa carreira. Assume-se abertamente o compromisso de defender o que a maioria decidir, visto já existir uma proposta que contempla apenas a antiguidade e outra que contempla antiguidade e mérito intelectual, para a ascensão da praça ao oficialato, ambas devem ser expostas a todo o efetivo.

Contamos com a presença de todos nesta luta que é de todas as praças e oficiais intendentes, do soldado ao major intendente.

Atenciosamente,

Clube dos Bombeiros.