INFORMATIVO - Emenda nº 2 à Medida Provisória nº 737

26/10/2016

O Clube dos Bombeiros reconhece a importância do tema trazido à tona pelo FONAP, na busca por fluidez na carreira das praças pleiteada junto ao Legislativo Nacional, consolidada na emenda nº 2 à Medida Provisória nº 737.

Por outro lado, o Clube dos Bombeiros vem se esforçando através de um grupo de trabalho para compreender as nuances institucionais afetas à ascensão das praças. O posicionamento atual do Clube sobre as alterações propostas por meio da emenda nº 2 à MP 737 é a de que, em caso de aprovação e prorrogação das regras de transição, essa alteração amenizaria, ainda que temporariamente, um dos mais graves problemas do fluxo da carreira das praças, sendo uma medida paliativa, mas necessária. A maior preocupação é com a continuidade do serviço de excelência prestado pela instituição, uma vez que a quantidade de militares se transferindo para a reserva remunerada em razão da falta de motivação, agravada pela estagnação da sua carreira, é algo muito preocupante.​

Em que pese o Clube não ter sido consultado durante os trabalhos desenvolvidos pelo FONAP, que resultaram na proposta ora em trâmite no Congresso Nacional, a entidade Clube dos Bombeiros reconhece a importância do tema e defende o interesse de seus associados diretamente beneficiados em caso de aprovação da referida Medida Provisória, motivo pelo qual não poderia se furtar de dar algum apoio à medida.

Continuaremos buscando o diálogo com todos os atores envolvidos nas questões afetas aos bombeiros militares na busca por melhorias concretas, abrangentes e definitivas, proporcionando melhor qualidade de vida aos seus associados e à família bombeiro-militar, que é uma de suas atribuições legais previstas no seu estatuto.

O Clube dos Bombeiros continuará envidando esforços, junto às autoridades, para que com o diálogo e compreensão do problema por todos, a instituição consiga encontrar soluções que motivem seu público interno e consiga, consequentemente, continuar prestando seus serviços de excelência e sendo a uma das instituições mais respeitada e admirada pela sociedade.

Jair Dias

Presidente do Clube dos Bombeiros