top of page

AUDIÊNCIA PÚBLICA: REESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARREIRAS POLICIAL E BOMBEIRO MILITAR

No dia 19/08 foi dado mais um passo importante pela Reestruturação do Plano de Carreira da Polícia Militar e Bombeiros do Distrito Federal. A Audiência pública aconteceu na Câmara Legislativa do Distrito Federal, convocada pelo Deputado Hermeto (MDB). Várias autoridades estiveram presentes, como a Senadora Leila e o Senador Reguffe, além de Deputados Federais como o professor Israel, Bia Kicis e Erika Kokay. Também esteve presente o Deputado Distrital Roosevelt Vilela.


A Audiência foi com policiais militares e bombeiros, os quais fizeram a defesa baseada no Artigo 61 do Estatuto dos Bombeiros-Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal:


“Art 61. O acesso na hierarquia do Corpo de Bombeiros é seletivo, gradual e sucessivo e será feito mediante promoção, de conformidade com o disposto na legislação e regulamentação de promoções de oficiais e de praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilibrado de carreira para os bombeiros-militares.”


Desde a criação da Lei nº 12.086 há dez anos atrás, as categorias não têm alterações em sua estrutura. Muitos pontos críticos da carreira de policial e bombeiro militar precisam ser revistos e a proposta vem para atender essas necessidades. Através da Audiência Pública foi possível ouvir o máximo de opiniões e discussões sobre as necessidades que afligem as corporações.


O Clube dos Bombeiros fez um estudo em 2016, por meio da pesquisa pública pelo processo SEI, sobre o que iria acontecer nos anos posteriores em relação ao ingresso dos aprovados. Há falta de efetivo e promoção, isso faz com que os Bombeiros saiam precocemente, peçam para ir para a reserva por não ter perspectiva. Há necessidade grande de Bombeiros nos quartéis.


É preciso que se valorize quem guarda e protege a sociedade!

Assista a Audiência Pública completa:

Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page